06 dezembro, 2009

Época Natalícia

Primeiro de tudo gostaria de dizer que este post foi todo imaginado na minha cabeça, à medida que andava hoje desde Piccadilly até casa, pela Marylebone High Street.

Sábado

Natal em Londres! Já dizia o outro que à terceira seria de vez. De facto, no meu terceiro Natal em Londres, vejo o expoente máximo da loucura e frenesim das compras!

Então é assim: ontem, Sábado, pensei fazer-me à estrada em busca de umas ultimas comprinhas, e ao mesmo tempo, dar uma passeata, mexer o pernil, na ausência da patroa. É verdade, continua lá pelos states. Em vez de ir a pé, decidi ir de bus até lá abaixo e voltar a pé. TARAMMM, primeiro erro! Quando dei por mim, os autocarros estavam interrompidos e não entravam em Oxoford Circus. Estranhei e soube logo que havia gato. Quando entrei na rua a penantes eis que percebi porquê. Mais uma daquelas magnificas iniciativas de abrir a cidade ao publico, que por cá usa-se muito. Metado do West End estava fechado ao trânsito!



Era a loucura, até um Christmas Market decidiram fazer em plena Oxford Street, imagine-se! Com direito a barraquinhas de souvenirs, comes e bebes, e claro... entupido de gente como se espera! Ao longo da rua, eram dezenas as barracas de stands de diversas lojas e marcas, os banquinhos de madeira e as árvorezinhas... enfim, parecia mais um parque que uma das ruas mais movimentadas da Europa. Pessoas??? Bom, deixo a foto abaixo que para quem conhece basta (apesar da qualidade das fotos tirada com o telélé, dá para perceber - há que dizer que já era escuro quando fui o que não ajudou à reportagem fotográfica).

Sim, o que vêem nesta mancha escura... são cabeças! Ahh, esqueci-me de dizer que para organizar a mobe, devem ter recrutado umas centenas de stewards com megafones!


Enfim, continuei tal Indiana Jones numa grande cruzada qualquer. Aliás, só mesmo num filme de aventura feito para entreter é que alguém se aventurava pelo que eu passei ontem. Sem jeito nenhum, digo-vos! Sendo que o meu objectivo passava pela Regent Street e demorei tipo 45 minutos para lá chegar, já me apetecia voltar quando ainda não tinha começado o que me lá tinha levado em primeiro lugar. Lá fiz umas comprinhas, nada de mais.
Mas eis porque digo que finalmente à terceira, Londres surpreendeu. A meu ver, a crise já era. Vê-se no movimento, e acima de tudo vê-se nos sacos! Enquanto o ano passado as lojas tiveram de fazer promoções a começar em Novembro e ficar abertas 24h por dia para minimizar a crise, este ano apenas este fim-de-semana começaram os saldos antecipados (regra geral falamos de 26 de Dezembro como dia mítico de abertura da época de caça!). No entanto, a minha opinião é de que este ano não se trata de estratégia para vencer a crise, mas sim uma clara intenção de escoar stocks que se acumularam ao longo das ultimas 2 ou 3 estações. O que para nós, consumidores, está-se bem! Resultado, uma média de 25% em quase tudo.

Por outro lado, do lado dos consumidores, isto pode ter 3 leituras:
1) A crise já passou de facto, as pessoas sentem-se confiantes, e mostram o lado consumista do Natal (que não é mais que isso e o tipo de vermelho e branco que a Coca-Cola inventou!);
2) A crise ainda não passou, mas há um grande sentimento misto de esperança com confiança, de que irá passar nos próximos 6 meses (essa é a palavra de ordem na classe politica Inglesa e Europeia em geral, de que no momento recupera-se mas ainda não com crescimento positivo);
3) Já não há pachorra, as pessoas não sabem que acreditar, e perdido por cem, perdido por mil, cá vai disto... toca a comprar! Se vier o cobrador do fraque, xiiiuuu faz de conta que não se está em casa!!


Sinceramento, divido-me entre as duas primeiras. Depende do que é que chamamos de crise!?! De facto, ainda não há crescimento económico, mas é certo que o pior já passou. Falta confiança nos mercados, falta crescimento do emprego para niveis novamente "normais". A verdade é que por aqui, parece Natal!


Domingo


Hoje acordei com o sol a brilhar. Pensei sair de imediato e aproveitar para mais uma ronda. O problema é que entre "pensar no imediato" e "executar no imediato" vai uma grande diferença. Uma diferença mais especificamente de 2 horas neste caso! Saí, andei e andei muito, tomei um latte no Starbucks on-the-fly à medida que via mais umas lojinhas. Ahhh como adoro esta cidade com sol e friozinho!!!


Aliás isto faz-me lembrar e comparar Londres com NY. Admito que ao olhar para trás na minha vida, o único bichinho que ficou por matar foi viver em NY. Digo ficou, porque de certo não ser irá realizar. No entanto, durante esta nova ultima visita à cidade que "nunca dorme" falei nisso com a Maria. E a verdade é que estávamos de acordo de que, enquanto NY é única e fantástica, e deixa qualquer um viciado, não a tenho como uma opção prioritária para viver. Penso que seja uma cidade mais redutora do que Londres quanto ao estilo de vida que proporciona. É mais tipo, "assim para quem gosta, para quem não gosta paciência"! E depois o problema com a comida... O que é bom é de facto mais caro. Em Londres, essa é uma vantagem inegável. O facto de se poder ter qualquer tipo de comida, bom ou mau, a preços aceitáveis ou incomportáveis, fino ou rançoso!! Aqui sim, é à vontade do freguês! Em NY, o barato em geral é rançoso!! lol E olhem que eu acho que nós nos tratámos muito bem por lá... mas é a realidade.


E prontos... este post já vai longo... Concluo só a dizer que cheguei a casa e conclui a árvore de Natal que tinha começado ontem! É verdade, fi-lo ao som das "Christmas songs" da Diana Krall, uma escolha que recomendo vivamente para a estação, e a comer umas bolachinas de chocolate que acabaram por me dar a volta à barriga duma maneira que nem conto...


Depois ponho aqui essas fotos (da árvore claro, não da dor de barriga!). Agora tenho de ir, que o Glorioso está a começar!


Fiquem bem, see you soon
and have a merry little christmas

2 comentários:

  1. Ah pois é!! Vais ao meu blog acusar-me de ser forreta e apenas num só post dizes que:

    -Estás contente porque em Londres tens descontos de 25% nas lojas;
    -Nao irias viver para NY por causa do preço da comida


    Apanhado :)

    ResponderEliminar
  2. allbertina nina16 outubro, 2010 19:53

    A familia coxo vasconselos dias estao muito bem da pessoa mais velha ou pequenino beijinhos para todos da familia Nina da Rinchoa

    ResponderEliminar