29 janeiro, 2007
Muttley, the underdog
É verdade, não sei se se lembram dos cartoons "Wacky Racers", em português, "A corrida mais louca", em que havia um mau da fita, Dastardly com um canito que sempre se ria de um modo caricato... iiiihhhhhh iiiihhhhhh iiiihhhhhh!! Lembram-se disto???
Adivinham porquê?? Sim, dizem que o meu riso é sempre de gozo!!! E como tou sempre a rir... bueno!
28 janeiro, 2007
26 janeiro, 2007
A despedida da Arábia Saudita
23 janeiro, 2007
21 janeiro, 2007
Simple download ! ! !
Entra o contabilista aqui na sala e diz:
"Já venho ter convosco, vou só fazer um download" - mas... a apontar para a barriga!!!!!!!
Ao que nós dizemos, ah e tal vá lá... sim à vontade, sem fazer a mínima ideia do que se seguiria!
Ele responde:
"No, not heavy download.... simple download!!!!! (com um gesto de descarregar o autoclismo!)
É demais!!!!!! Haja coração!!!
O famoso W.C.
Apesar de só hoje divulgar as fotos, a cena passou-se no primeiro dia... que é como quem diz, ao fim de hora e meia no escritório, e o Ramon depois de nos chamar a correr à casa de banho, proporcionou ao Christian esta memorável imagem!!
19 janeiro, 2007
O indiano, dois espanhois e um português
Acresce que não é Portugal afinal o país da sinistralidade nas estradas! Isto aqui como eu já disse é o fim do mundo!! Em cuecas, sem cuecas... como quiserem! O que vai acontecer?? UM FURO!! Ahh pois é... e para se parecer mais com a anedota...
1. o que faz o indiano: põe-se a ligar a todos os amigos a dizer que teve um furo, e que não percebe de nada, nem sabe onde está o suplente, nem que há um suplente sequer... e fica sentado à espera que seja teletransportado!!
2. o que faz o espanhol nº 1: disse de forma pronta que estavamos condenados pois "ele" não sabia que fazer!!!
3. o que fez o espanhol nº 2: disse que já tinha vasta experiência, e que podiamos tentar mudar o pneu, que ele comaçava!
4. o que fez o português: visto que o espanhol nº 2 nem conseguia desenroscar o macaco... TRATOU DE MUDAR O PNEU!!!!
Ficam as provas:
Quem se vai habituando a esta cena do "pneu" sou eu... já vai sendo demais! Sempre com esta onde de bom samaritano! Não há pachorra... um gajo tem de fazer tudo!!
17 janeiro, 2007
16 janeiro, 2007
Alguns factos
1. Óbvio que as mulheres locais andam tapadas até ao tutano, não é novidade, mas que as turistas tenham de ser obrigadas a vestir integralmente de preto... é demais! Já para não dizer que não permitido a mulheres estrangeiras obter visto de trabalho para entrada no país! Bom... nesse caso não os podemos culpar, certo?!?! Talvez estejam mais avançados... :) brincadeirinha!
2. Trânsito: vamos a multas!
* multa por estacionar o carro em lugar proíbido - 3 dias de prisão
* multa por passar um sinal vermelho - 3 dias de prisão
* multas por excesso de velocidade - ultrapassar o limite de 120 km/h até 140 km/h - 3 dias de prisão; mais de 140 km/h até 160 km/h dá 5 dias de prisão; acima de 160 km/h nada mais nada menos que 20 dias de descanso!!!
Basicamente, por esta razão desistimos de alugar carro no fim-de-semana, caso contrário, duvido seriamente que concluíssemos o trabalho!!! Todos, pelo menos! Mas agora imaginem o que é estar na empresa e perguntar pelo Sr. X, e dizerem "Ahh e tal... agora só pode vir para a próxima semana"... LOLOLOL
3. Quem duvidava da questão do papel higiénico nas casas de banho?!?!? Pois é... com excepção dos hoteis claro, é coisa que não se usa por estas bandas! Mas em alternativa, mais uma vez, acho que são mais avançados que nós, pois além de um bidé em todas as WC's públicas, têm nada mais nada menos que a chamada "mangueirinha" de pressão, com que lavam as partes intímas ao terminar o servicinho... daí, já concluo eu, o prático que se torna o uso daquelas batas (têm nome apropriado mas agora não o vou escrever!).
Isto das casas de banho não fica por aqui! É bastante usual darmos por nós a ir ao WC e é só vê-los, pé alçado no lavatório... a passá-los por água! Ora um... ora outro!! É simplesmente demais! Tenho de começar a partir para esta via!! É... fresquinho!
4. A maior parte das pessoas que trabalham neste país parecem ser de origem indiana. Por exemplo, até agora, dos cerca de 50 administrativos que tivemos ocasião de ver aqui na empresa, aos vários níveis, TODOS são indianos! São "o pau para toda a obra" cá do sitito, afinal, em todo o lado há alguém assim, e nós não fugimos à regra. Ah, e claro, já agora, todos são homens! Não vi ainda nenhuma mulher a trabalhar, e pelo que percebi da curta experiência... não vou mesmo ver!!! Eles não conseguem simplesmente perceber, como é que uma mulher pode contribuir e desempenhar o papel de um homem! Serão só eles? - pergunto eu!
A ultima curiosidade é que todos os indianos para virem trabalhar para este país, têm de mudar de nome!! Então deve haver tipo uma base de dados de nomes disponíveis, pelo que temos vários Khalid's, Ahmed's, Abdul's e Ali's...!! É LINDO!!!!
Fiquem bem!
PS: vou tentar assim que possível fazer o upload de fotos pois não trouxe os cabos comigo, mas de qualquer forma, estes posts serão actualizados! Peço a vossa compreensão e paciência!
14 janeiro, 2007
As primeiras impressões
O Barhain, país composto de uma ilha, fica ao largo da Arábia Saudita, e, como nos querem fazer querer na chegada ao aeroporto.. "is the new financial capital of the modern world"!!! Yaaa... "financial capital" ainda podem aspirar mas, "modern world", vou ali já venho!
Supostamente uma limousine ia buscar-nos! Começa aqui o supostamente! Era um ford, velho e enferrujado ford, transporte da responsabilidade do Hotel. Hotel esse que ficava na Arábia Saudita, a uma hora de viagem, em Al Khobar, cidade onde íamos ficar sediados. É a maior cidade industrial do país, em parte por ser na costa e possuir um grande porto, dado que Ryihad é mesmo no centro da península, no interior do país. O motorista, indiano! Muito sui generis!
Como nos disse, a Arábia Saudita é "a very strange country"!! Mais: "no alchool, no drugs, no women... noooo sex!!! You earn your money and you spend it elsewhere!!!" Que personagem!! mas podem ver desde já o que nos esperava!! E, para melhorar, logo de seguida, ficamos retidos na fronteira. Adivinhem?!?! Yaaa, o meu passaporte!! Por pouco, parece que não encontravam o nº do meu visto, e logo a minha equipa começou no gozo!! Mas chega a ser ridiculo, os guardas do exército a imporem grande respeito, e vestidos com túnicas que mais pareciam... sei lá o quê! Enfim!
E depois no hotel, só para terem uma ideia, um dos restaurantes "parecia-nos muito bem" se é que percebem ;), mas logo nos advertiam que era "women only"!!!! e esta hein..? Homens era no ultimo piso, elas, ao ar livre!!!!! Faça chuva ou faça sol!! Meu deus!!
Só vos digo, que para primeira impressão, a minha frase foi de que, algures num tempo passado, houve momentos em que o globo terrestre não girou deste lado!!! Algo me diz que os próximos dias... aiiii...
(No women!!)
12 janeiro, 2007
11 janeiro, 2007
Feedback positivo
O tema da conversa foi muito à volta das entrevistas que tem havido nos ultimos 2 dias para recrutamento de novos colegas para a equipa europeia, o os comentários hilariantes de gozo sobre os vários candidatos seguiram-se uns aos outros... ao ponto de até já se brincar como comunicar aos mesmos que estão fora! Enfim...
Agora o interessante foi que, a certo momento o Tommaso, o único à mesa que não pertencia à Electronics, e que liderou uma das conference calls do meu processo de recrutamento, referiu que foi uma pena "o Ricardo escolher a Electronics, pois das entrevistas que me lembro foi realmente o melhor elemento e aquele que se destacou, a ponto de ter aumentado um pouco o nível das questões"!!!
Muito fixe ouvir isto logo ao princípio pois dá-nos aquela confiança de que já começamos no caminho certo, e de que não será preciso alterar muita coisa para assim continuar. Inclusivé depois explicou qual as diferentes questões que coloca, ao deparar-se com candidatos de níveis mais elevados!
Enfim, uma conversa a guardar. Aqui entre nós, que ninguém nos ouve, fiquei bem "gordinho" de tão inchado que estava!!!
As primeiras apresentações
Eu optei por fazer parte da Tyco Electronics! A região, obviamente, EMEA (está para Europe, Middle East & Africa), incluindo ainda a India neste caso em particular, vá-se lá saber porquê! Na nossa região, o grupo do Electronics, constituído de raíz agora, a preparar o split de que vai ser alvo a Tyco Inc, somos (1 manager, 2 seniors - uma das quais, a Julie, filipina, e minha tutora na empresa, por se encontrar também em Londres - e 4 staff - eu, o Ramon que é espanhol, a Marianna que é russa, e uma nova rapariga checa que apenas vai entrar em Fevereiro ou Março). Supostamente, é na nossa área que todas as best preactices estão, o que é bom pois permite aprender muito mais. Faz-me lembrar as auditorias em Angola, em como não se aprendia nada util dado que estava tudo mal! Aqui é o contrário!
A minha primeira equipa, será o Christian como senior, eu e o Ramon. Eu e dois espanhois! Está bonito! O Christian é um porreio, 28 anos, do tipo latino galã, todo modelo e olhos azuis, pintas, e sempre a mexer com elas!!! O Ramon, é o mais novo da equipa com 25 anos, sempre ao telefone com os pais e namorada, mas muito porreiro. Já fomos juntos às compras para aproveitar as rebajas, visto que era de Madrid e mudou-se esta semana para a cidade condal. Muito fixe!
Depois, temos a Sandrine! Só não é a minha tutora porque é do escritório de Paris, em mudanças agora para Barcelona também! parece que ninguém resiste a esta cidade!! Todos os dias me perguntam porquê Londres!?!?!? Enfim... Tem 33 e é espectacular! A tipica francesa, mas evoluída, divertida e dinâmica, com o sotaque próprio de quem não consegue evitar, seja a falar inglês seja a virar ao castelhano... simplesmente, está lá! Tenho passado muito tempo com ela, uma vez que está no mesmo hotel e todos os dias "vamos a tomar el desayuno por la calle", bem cedinho, para aproveitar o dia logo da fresquinha!!! Sempre uns croissants, leite, chá, suminho... tudo o que temos direito! Com os cumprimentos do patrão, claro!
Ainda, por fim, a Andreea! Romena de nacionalidade, muito interessante, atraente, extremamente bem disposta e divertida, e sempre com um gozo brutal. É simplesmente divino sair a jantar com as duas. É gargalhada do primeiro ao último minuto. E metendo um vinho à mistura... pues... por supoesto...
E pronto! Numa próxima oportunidade falarei de outros dos cromos, não da minha área mas que pertencem a esta grande equipa. Um deles o Tommaso, que também me entrevistou, e que como me disse no primeiro dia que me viu no escritório: “Eco... il expert”!!! Pois...
09 janeiro, 2007
Novidade!
De 12 a 16 de Fevereiro, estarei em Princeton, EUA! Não, nada de férias, trata-se sim de formação em Six Sigma (ver http://www.isixsigma.com), metodologia relacionada com process improvement.
Presenças: 14 pessoas de todo o mundo so far confirmadas, desde América do Sul, Ásia e Europa.
Resta saber se vai dar pra dar um saltinho a NY!
Not bad... not bad at all!!
Tudo a normalizar
Pois é, as coisas começam a encarrilar nos eixos!! Um almoço em equipa, gargalhadas, pessoal jove como a gente gosta, ambiente descontraído, dinâmico e muito próprio à boa disposição!
Eu sei que por um lado pode parecer mausinho da minha parte, mas sabendo o quanto querem o meu sucesso, posso dizer, tal como disse ao jantar com duas minhas managers, "sobre o meu primeiro dia, o melhor elogio é que nem me lembrei das saudades de casa!"
Foi verdade. E ainda bem, se é que me percebem!
Inté
08 janeiro, 2007
O pior dia da minha vida
Hoje, finalmente embarquei. Sim, finalmente porque a ansiedade era tanta que já não batia bem da bola!! Contudo, acabou por ser o pior momento de que tenho memória. Não têm ideia do difícil que foi, a despedida.
Tá certo que mãe é mãe, e como a tradição manda - e já eu tinha experimentado no passado - tem que chorar!! Mas o que nunca me passou pela cabeça foi ver o meu pai ceder também. Afinal, aquela pessoa em que mais me revejo em personalidade, exemplo a seguir, e o meu maior conselheiro profissional, também tem os seus momentos de fraqueza.
Foi a primeira vez que vi o meu velho soltar uma lágrima. Para piorar o cenário, seguiram-se as SMS's no telemóvel, pessoas que significam muito para mim, todas no mesmo tom: "toda a sorte, vais conseguir, e volta um dia". E o resultado desta conspiração foi muito simples: a pior viagem da minha vida!! Chorei directo sem parar, ainda sobrevoava Madrid. Foi terrível. Simplesmente não conseguia parar!
Nem o truque do iPod serviu! Foi lágrima atrás de lágrima! E depois, bom, depois foi ao aterrar, foi no táxi, foi no Hotel... e está a ser uma noite digna do inferno!! Por isso decidi escrever. Para nunca mais me esquecer do impacto que as pessoas que deixei para trás, têm para mim!
É MUITO MUITO MESMO!!
Estão todos comigo! A todos, agradeço!
07 janeiro, 2007
Memórias de uma gueixa
02 janeiro, 2007
Pronto para o GoLive
Primeiro porque finalmente tenho concluído o processo de upload das crónicas do erasmus, neste blog!!
Segundo, e melhor ainda... vou quitar as minhas contas com a Price!!!!! Ahhhhhhh pois é!!
Inté