05 março, 2003

Carnaval!!! ( o )

Já os quatro artistas juntos, rumamos à Toscânia, mais concretamente a Lucca, onde íamos montar arraiais para curtir o carnaval em Viareggio, uma vilazinha costeira com cerca de 60k habitantes, famosa por este feriado. Tipo, a Sesimbra ou Torres cá do sítio.
Lucca, surpreendeu! Pequena, limpa, antiga, simpática, preservada, humilda e... cara! Já cheirava mais ao norte e com isso, a dinheiro! Já se veste melhor por estas bandas, indiscutívelmente, e as poucas lojas que há mostram essa preocupação. Mas há sempre um contra. Neste caso era o fraco ou inexistente movimento nocturno, associado à média de idades da população jovem ser inferior aos 16 anos!!! Percebem agora que a coisa não parecia feita a pensar em nós!!
Domingo fomos para Viareggio (que rima com Vilarejo em português!!) Nunca tinha presenciado um corso de Carnaval, e eis que a minha primeira vez deixou-me de boca aberta! Mas penso que isso deve acontecer com todos, certo??
Espectacular! Foi pena os pinguinhos de chuva a ameaçarem a noite e a diversão! Mas acho que aproveitamos bastante. A prová-lo, a imensidão de fotos que o Jota não se cansou de tirar a tudo quanto mexia! Com especial interesse por certos tipos de movimentos, se é que percebem!?!? Le ragazze!!! Muito giro, talvez à semelhança de um Rio de Janeiro em ponto pequeno e sem os 40ºC na rua, mas decididamente a bater Torres, segundo o Rolim.
Aprovado! Já denoite, de volta a Lucca. Nós e centenas de pessoas que enchiam os comboios sistematicamente.
Dia seguinte: destino Florença! Sem palavras! Sem dúvida a cidade que mais marcou em solo transalpino, até ao momento. Mas também, só cá estou há uma semana!!! Por isso... não sou de fiar...


Não esperem uma descrição mas aqui fica uma luzinha: Piazza del Duomo, com a catedral (o Duomo!) da cidade, imponente, única e original, diferente de tudo aquilo a que estamos habituados; o Mare Lungo di Firenze, tipo passeio marginal; a famosíssima ponte, espectacular, com comércio; e, de um modo geral, toda a cidade parece um museu!!
Ao contrário, já Pisa, que visitaramos na véspera, conta somente com o Baptistero como postal de apresentação. É um local mítico, sem dúvida, que conta coma catedral (o Duomo, de novo!!), o Mosteiro e claro, a torre de Pisa. Quanto à Torre, apenas digo que, de facto, É TORTA! E só digo isto pois, apesar de ser um turista que gosta de conhecer os locais por onde passa, recusei-me (eu e todos nós, a par de muitos outros turistas com reacção idêntica) a dar 15 oiros (!) para subir uns degraus e ver a vita! Quer-se dizer... há coisas com limites!

Sem comentários:

Enviar um comentário