10 março, 2003

Violência gratuita: assim não por favor!!!

Estávamos nós felicíssimos da vida por termos conseguido arranjar bilhetes para o grande derby de futebol de Roma. A AS Roma recebia a rival Lázio! Duas das melhores equipas de Itália e da Europa. Para os especialistas, o segundo derby mais apaixonante do mundo, depois de o jogado em Buenos Aires.
Mesmo para quem não se interessa minimamente por bola, como espectáculo, é digno de se ver. mas vamos aos pormenores.
A Roma, sem fazer uma é poca brilhante a nível interno (pareço o Gabriel Alves, lolol) tem tido uma boa prestação na Champions. A Lazio, por seu turno, ainda tenta discutir o "scudetto", o título nacional em Itália.
Preço dos bilhetes: 23 euros. Arranjados apenas na 4ª visita ao recinto - o Estádio Olímpico, erigido para albergar as Olimpíadas de '52 - e foram nada mais, nada menos, que para a Curva Norte, paredes meias com o sector onde se encontrava a claque da equipa visitante, a Lazio, internacionalmente conhecidos por se colarem à extrema-direita nazi (nem como piada eu diria isto, não fosse a mais pura verdade!).
A ansiedade dominava-nos até ao dia do jogo. Estávamos quase a presenciar um dos desafios do ano!!! O jogo teve início às 20h30. Eram aproximadamente 18h30 quando chegámos às zonas circundantes. A romaria tinha já começado, e decorria com grande normalidade, em grande convívio. Até agora, só tínhamos visto adeptos da Roma, muito ordeiros. Já agora, um ponto de informação: em Roma, sê romano! Isto é levado ao extremo no futebol, ouseja, em Roma, é tudo da Roma! Cafés, bares, restaurantes, cabeleireiros, mercearias, pizzarias, etc, etc, todos, homens e mulheres têm orgulho em exibir fotos, cachecóis e quadros da Associazioni Sportiva di Roma! A Lazio, confina-se aos arredores de Roma. Lembro que Lazio é também o nome da região onde se encontra Roma, uma espécie de Estremadura e Lisboa.
Mas... o nosso bilhete era precisamente para o topo oposto de onde nós nos encontrávamos! Pois...
Estamos nós a contornar o estádio para a nossa porta, quando observámos ao longe uma grande fumarada e alguns foguetes e very-lights lançados pro ar, infelizmente, banalíssimos nos estádios de futebol, hoje em dia!! Pensámos nós... ENGANO!! Eu e o Jota caminhávamos um pouco mais à frente para correr a fotografar o que pensámos ser um espectáculo proporcionado pela rivalidade entre claques. Só que a rivalidade era mais do que simplesmente um motivo de espectáculo!
De repente, lembro-me de avistar no meio da espessa cortina de fumo, uma multidão a correr na nossa direcção, e de ouvir o Jota dizer "corre que há pancada"! Foi tal a correria deseordeira que voltámos ao ponto de partida. Enquanto pensávamos em como contornar aquele conflito, no caminho dos nossos lugares, damos por nós mergulhados numa nuvem de gás lacrimogénio, e, em poucos segundos, fiquei sem visão, completamente aflito dos sentidos! Implorei que batessemos a retirada, não servia danada avançar, não iríamos conseguir! Assim fizémos! Completamente zonzos, recuámos.
Mais uma decisão: vamos dar a volta uns quarteirões, para evitar este ar. O gás já se expandira e via-se toda a gente de cachecol e lenços a procurar minimizar os estragos! Estava absolutamente impossível!! Por pouco não nos perdemos, pois a orientação era reduzida! Vinte minutos a andar e damos com o outro lado do perímetro instável! Trânsito parado, tudo a observar, polícia de choque a intervir e a correr com os desordeiros... TUDO CHEIO DE CAGUFA DE UM MODO GERAL!
Era só ver very-lights a sobevoar o espaço aéreo... pedras arremessadas, carga de bastonada pra cima deles, enfim. Um triste cenário! Mas ao menos, incluído no preço do bilhete!!!
Numa das investidas da polícia, acabámos por nos separar, poi foi do tipo "pernas para que vos quero" e, no fim, o Jota ia sofrendo uma agressão de um policia, só porque decidiu evitar correr, e ter dito que era português!! Aparentemente, nada acertado, dado o facto do bófia ser adepto local e haver um senhor chamado Fernando Couto que jogava nos visitantes! Aiaiai meu deus!! Eu vi tudo! O que aconteceu... e o que podia ter acontecido! Ele com o bastão encostado à cara, não sei como saiu de lá inteiro! Ou melhor, sorte! Ou melhor, foi uma questão de timing! Sim, foi o tempo de surgir um outro bófia que por acaso e sorte do tuga, julgava aquele discurso inflamado, desnecessário.
Mas com isto, a área ficou limpa e pudémos entrar no estádio. Sempre a correr por ordem dos seguranças, até estarmos a salvo na bancada. A salvo??? Pois sim!!!
Depois veio o espectáculo. Grandes artistas da bola em campo, sem dúvida. Cânticos nas bancadasdurante 90 minutos... estádio lotado! As fotos falam por si, sem palavras!


No final, decidimos sair 3 minutos antes, já em descontos de tempo, pois adivinhava-se pancadaria da grossa. A Lázio estivera sempre na frente desde metade da primeira parte, mas com o golo do empate da Roma a aparecer no ultimo minuto, e depois de anularem o segundo da Lázio.... HUUUMMMM?!?!? Não me cheira!!! AAAiiiii
Correr, correr, correr... até não pudermos mais, e até um autocarro abrir as portas e nos deixar entrar! Depois vê-se nas noticias os pormenores!
Resultado final: 1-1.
Valeu pela experiência única! Em todos os sentidos! Pena ser noticia por mais do que simplesmente futebol!


Sem comentários:

Enviar um comentário