01 março, 2003

Os primeiros dias do resto de... 6 meses!

Primeira coisa a fazer: inscrição na faculdade e envio de fax para o ISEG a confirmar presença! Nem tinha de ser hoje, mas a curiosidade por ver a "Università degli Studi di Roma" (La Sapienza) era muita, e a ansiedade por tornar a nossa situação "legal" também! Dito e feito. Tudo tratado por volta das 13h15. Ah, chegámos cerca de vinte minutos antes apenas, pois demorámos cerca de duas horas e meia a descubrir o local!!! É, e eu considero-me um gajo com grande sentido de orientação - o Rolim também não é nada mau (!) - mas isto é demais! Parece que ninguém nesta cidade sabe para onde vai, toda a gente pergunta a toda a gente coisas como "Dove si trova...?" ou"Dove devo prendere il autobus per andare a...?" Até a nós perguntaram, só para verem bem como é a coisa. E depois, pela primeira vez chego a uma cidade onde não se encontra um mapa de metro e ligações a comboios e eléctricos. Ou então pura e simplesmente, ninguém sabe da sua existência. Das duas, uma! Talvez no ultimo mês se veja, sem querer, e quando já não for preciso rigorosamente para nada!

De tarde fomos a trastevere ver se encontrávamos a zona da casa, porque não sabíamos a morada ao certo! Estivemos perto. Resolvemos ligar à Chiara - a senhoria, 22 anos, também ela uma ex-erasmus, e no ISEG, um ano antes. Foi um êxtase ao telefone quando me apresentei!! Devia duvidar que lá chegávamos, penso eu. De qualquer forma, pediu desculpas pois estava de momento no outro lado da cidade. Deu-nos o número da Sofia - a tuga que estava na casa, e que ainda ficará até dia 8 - e com ela combinámos ver-nos no dia seguinte à noite.
A Sofia tinha um exame no dia seguintee não nos podia esperar em casa. Pois, porque nós queríamos mudar-nos já, assim que possível. Passou-nos ao Armando, o roomate dela, e também iseguiano (nunca tinha visto tal personagem, e conheço muita gente! Já lá estava há duas semanas sem nada para fazer. Tudo combinado então para dia 27, quinta-feira: seria o arrivederci à pousada!

À noite, antes de irmos para a pousada, decidimos ir jantar fora. Não não, népias! Nem pensem! Comidinha chinesa que é muito bom, económico, e porque se adivinham tempos difíceis! E afinal, Roma não é assim tão cara! Refeição completa por 10 euritos, perto da Piazza del Popolo, no centro. É só procurar. E tempo temos nós. Muito! Rumo à pousada, internet e primeiros emails pro pessoal, sala de convívio e escolha das disciplinas a frequentar - qualquer coisa servia desde que houvesse equivalência, mas a Sofia e o Armando já nos tinham dado umas luzes... das mais fáceis!
Apareceu o Vincenzo, nosso roomie durante a estadia na pousada, mais velho, oriundo de Nápoles. Um gajo à maneira, muito porreiro, não fosse um único grande defeito: NÃO TOMOU UM BANHO NOS TRÊS DIAS EM QUE LÁ ESTIVEMOS! Imaginem!!! O bom é que se ofereceu para falar comamigos e saber qual a operadora e tarifário móvel que mais se adequaria a nós. são assim os italianos! Por fim, fez questão de nos deixar o seu contacto para no caso de passarmos por Caserta, que segundo ele, e confirmado pelo mapa, fica na região de Nápoles, muito bem situada entre praia e o Vesúvio. Até lá Vincenzo, vêmo-nos algures por aí, um dia!

Sem comentários:

Enviar um comentário