28 outubro, 2007

Estórias

Este post é dedicado às gentes deste país, de uma região em particular que é o Sudoeste Indiano voltado a Índico! Mais para relatar alguns pormenores!

Estória nº 1: «Sim, com certeza»

Nunca se sabe quando um indiano está a dizer que sim ou que não! Eu nunca me tinha apercebido, não sei se será porque os ocidentalizados se expressam já de outra maneira, mas aqui, o que acontece quando perguntamos algo - e aplica-se tanto no escritório ou no hotel como na rua - o que recebemos em troca é um típico "abanar" da cabeça! Mas um abanar muito próprio,que não é "sim" nem "não", pois se fosse um "não" podia eu bem com isso e faria sentido! Mas não!! É um balançar que envolve anos e anos de treino, mais se parecendo com o movimento de um barco... perdido à deriva!!! Por isso, se vierem à India e estiverem perante uma questão de vida ou de morte... certifiquem-se! Só isso, certifiquem-se!

Estória nº 2: «Respeito»

Amanhã tem início a terceira semana de trabalho aqui! Ou melhor, dentro de umas horas, pois passa da meia-noite no Indian Standard Time. E para terem uma ideia do ritmo que se tem vivido por aqui, fica um exemplo. No final da primeira semana, penso que quinta-feira, deixei uns pedidos feitos aqui ao pessoal de finance, uns ficheiros, umas análises, uns relatórios... enfim, sabem do que falo! Sexta-feira nada... entrámos na segunda semana... nada... terça, quarta... nada! Eu insistia... e só ouvia do Anoop "Yes sir", "of course Mr. Ricardo", "you're right Mr. Ricardo"... quinta... "Sorry Mr. Ricardo", "right away sir"... sexta... nada!!! Ainda espero respostas! Mas, sexta-feira antes de nos deixar sair para fim-de-semana, na nossa sala, virou-se e disse: "I respect this man" - apontando e abraçando-me - "for his patience with me!" E prontos, eles são assim. Em contrapartida, são todos 5 estrelas, e isso é de louvar!

E com estes dois pormenores da cultura indiana me despeço por hoje! Espero que tenham gozado o fim-de-semana, e mais importante ainda, que o glorioso (yaaaa!!!) vença já de seguida!

Allez maestro! No relvado, és tu contra 21!! lol

Sem comentários:

Enviar um comentário