17 outubro, 2007

Primeiras impressões

Ora viva!

Já é hora de dar a entender como vai sendo a vida aqui na India! Hoje abro um novo capítulo como título "Incredible India", slogan utilizado para apresentar a oferta turística do país por esse mundo fora.

Que dizer? Aterrar às 4 da manhã, escuro como o breu, uma humidade a roçar os 100%, abafado como nunca vi, nem na Amazónia... enfim... dado que era escuro a viagem de taxi até ao hotel não deixou perceber muito da realidade do país. O jogo a sério começou ontem! Tínhamos combinado o motorista apanhar-nos no hotel às 11h30 para irmos ainda almoçar ao escritório e começar a conhecer o pessoal. Assim foi. Não houve pequeno-almoço pois preferimos dormir o mais possível! O que para mim, foi quase zero! Tinha chegado sem sono depois de dormir o tempo todo (viajar em business tem disto, o pior mesmo é um gajo habituar-se!!!) e dei por mim a desfazer a mala. Acabei por me deitar eram 6h10, precisamente com o nascer do dia! Com o sol a despontar apenas adormeci passava das 7h... e às 8h30 ligaram-me do escritório para confirmar a hora do transporte!!! Que artistas... um gajo chega de madrugada e acordam-me assim... pelo fresquinho! Já não dormi...

Passei o dia bem mas mais ao final da tarde acusei! Mas vamos por partes! O primeiro contacto com o trânsito local foi deveras... surreal! Imaginem o cenário: não há auto-estradas nem vias rápidas, a buzina é o instrumento mais utilizado, basicamente toda a gente tem o dedo colado no raio do botão, o barulho é ensurdecedor... e depois o melhor... não há faixas: há espaço! O conceito de espaço é relativo, enquanto um veículo tiver suficiente espaço com certeza que se vai meter ao lado dos outros. Não existe o conceito de ultrapassagem! Digamos que as viagens de casa ao trabalho e vice-versa são forums de diálogo e espaços para socialização! A loucura em muito faz lembrar a Arábia Saudita, mas o caos, aqui é muito mais a sério!!!!

Depois veio o escritório, e para meu espanto, uma fábrica altamente hi-tech com mão-de-obra altamente especializada. Todos muito atenciosos. Mais uma vez a comparação com a Arábia Saudita, não me surpreende. De facto os indianos são pessoas 5 estrelas, afáveis e entusiastas, e depois gostam de nos ver com olhos de quem quer aprender e gozar a oportunidade que lhe é dada. De facto, muito longe de outras culturas que por aí se passeiam nariz empinado!

Almoçamos, e estes almoços prometem! Vai ser sempre do tipo nós escolhermos e eles a encomendar e trazer para comermos na sala de trabalho! Como eles disseram e bem, "colocando de parte dormir, esta sala é vossa para o que quiserem"!!! ao que respondi, "sim, com sorte, não conto ter de dormir aqui!" :) As escolhas para almoço vão ser pizza hut (a de hoje!), McDonnald's, KFC, e outros que tal, como fast food indiana! Até aqui, à semelhança do que acontecia nas Arábias. Enfim, vamos ter de ter cuidado com a dieta para o resultado ser diferente desta vez!

E por fim, o jantar! Depois de uma soneca merecida para ajudar a deixar o sono em dia, o director do escritório de Cochin juntou-se a nós no Hotel para nos explicar a primeira experiência gastronómica e nos ajudar a habituar o estômago!! Foi muuuuuuitooo bom mesmo! Consegui tolerar algum do picante, sem exageros. Ele disse que estava a testar a minha intolerância e que me saí muito bem!!! Vamos ver... foi a primeira vez... e como todas as primeiras vezes, pensamos que nos saímos bem, mas de facto apercebemos-nos mais tard de que temos muito que aprender!!! Certo???

Bem... por hoje já chega! São 16h00 e tenho de fazer mais alguma coisa hoje! Já comecei a escrever há 45 minutos!!!!

beijinhos e abraços!

Sem comentários:

Enviar um comentário