27 outubro, 2008

Porta nova!

Quer dizer, não é bem nova, mas ao menos, remodelada! Ainda não sabemos bem quem, mas no outro dia ficou concluída a obra de remodelação da nossa porta da rua.



Pode-se dizer que, finalmente, a nossa townhouse tem outro aspecto, mais dignificante! Mais fino!

A morada, a não esquecer:
Flat 3, 20 Molyneux Street
W1H 5HN
London

23 setembro, 2008

Odisseia Europa fora!

Antes de mais, quero dizer que este post foi aqui colocado agora mas...

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

12 de Setembro de 2008

11h00 na Polónia (10h00 em Lisboa): acabo uma reunião e arrumo a tralha. Fecho a mala que o taxi já me espera à entrada da fábrica para le levar a Poznan. A aventura começa porque amanhã tenho mais um casório em Portugal. O que uma pessoa não faz e não sofre para estar com os amigos... enfim!!! Motivado lá me coloco à estrada para uma distância que vai levar aproximadamente 3 horas a percorrer entre o fim do mundo - oops, desculpem, Bydgoszcz, onde me encontro - e Poznan. O taxista, claro, como natural e já vem sendo hábito desde a semana passada, não fala nem uma palavrinha de inglês! Nem uma!!! Nem "olá"!!! Lá fora vai chuviscando e o gajo é um verdadeiro "armadilhas" se é que me entendem. Ultrapassagem atrás de ultrapassagem... ja vou suando e respirando fundo...

13h50 na Polónia (12h50 em Lisboa): já em Poznan, procuro algo que comer pois é hora de almoço e não queria arriscar esperar para comer no comboio. Ahh, é verdade, o comboio que me vai levar a Berlin e que levará aproximadamente 3h50 minutos (supostamente expresso a julgar pelo nome Eurocity Express Warsaw - Berlin). Encontrei então um "localzinho" onde satisfazer a curiosidade do meu estômago. Diga-se que a curiosidade passou de imediato quando me deparei com as minhas opções. Parecia mais o café da estação de Zambujeira em altura de festival de verão! Mais valia perder a curiosidade do que ver a curiosidade matar o gato!!! Comi um cachorro quente (que mais parecia vir ainda a espernear e a ganir!) e uma água para empurrar. Dirigi-me depois ao comboio que já se perfilou na plataforma com 15 minutos de atraso. Encontrei o meu lugar, em primeira classe, claro. Foi então que percebi o sorriso da senhora que me atendeu e me vendeu o bilhete quando pedi à minha colega Patrycja (polaca) que reservasse um assento com mesa, para que eu pudesse ir trabalhando. Na verdade, a primeira classe desde "expresso" internacional, fazia-me lembrar uma outra viagem, de outros tempos, quando fui de Zagreb a Budapeste de noite, demorando 12 horas e sendo roubado pelo meio da viagem, em pleno sono. É que a primeira classe deste "expresso" internacional era em tudo semelhante à segunda classe desse outro pouca-terra! Pior: mal entro no meu compartimento que dá lugar a 6 pessoas, vejo que iria viajar com mais 3, um deles um verdadeiro artista polaco que já ocupava a única tomada de corrente para ir todo o caminho a ver DVD's em alta voz!!! Que paciência...

17h35 em Berlin (16h35 em Lisboa): o comboio acabou por manter o ritmo e cheguei a Berlin Hauptbahnhof há 10 minutos. Começo a ficar preocupado. Tenho avião para apanhar às 19h05. Avião esse que me vai levar a Frankfurt... (o quê... pensavam que era Lisboa?? ainda não, tenham calma!). Não tenho muito tempo e não sei bem a quanto tempo fica este aeroporto de Tegel da estação central de comboios. Corro à saída e dirijo-me aos táxis. Pergunto de imediato se aceita pagamento com cartão de crédito (acho que aqui não vão aceitar Polish Zloty!! e ainda não tenho Euros nem tempo para levantar!) o que na Alemanha nunca é problema. No entanto, não é o meu dia e os únicos 5 taxis presentes na fila rejeitam peremptoriamente. Estou f*****! Corro de novo à estação com as malas atrás e tento encontrar um multibanco. Procuro, procuro e nada, volto a transpirar e a pensar que algo ainda está para acontecer... pergunto em 2 ou 3 lojas que não me sabem explicar, tento ver no mapa da estação que mais parece o Colombo em hora de ponta e não aparece o sinal de banco... até que num lounge privado me indicam o Reisebank do outro lado precisamente. Eu olho, e mais parece uma maratona. Começo a desesperar, especialmente quando chego à fila do multibanco e me deparo com umas 15 pessoas à frente. Desespero... Vinte minutos depois estou de novo a correr em direcção à porta da rua para apanhar um taxi. As mesmas pessoas da fila do multibanco estão agora à minha frente para o taxi! "Não acredito neste dia..." O taxi leva-me para o aeroporto, onde chego precisamente às 18h15, 50 minutos antes do voo. Sorte que o aeroporto não é o principal e ficava logo ali, perto do centro. Mas claro, não era tudo. O avião atrasou... 30 minutos!

20h40 em Berlin (19h40 em Lisboa): em Frankfurt, à espera de ligação, agora sim, finalmente... a Lisboa. O avião parte daqui por 1 hora precisamente. O mais curioso é que vou partir precisamente na mesma porta de embarque, e na mesma "aeronave" que me trouxe de Berlin a Frankfurt. Inclusive a mesma tripulação. Engraçado! Quer dizer, como se algo a esta altura do campeonato pudesse ter piada! Por azar meu, fui parar na única zona de um dos terminais de Frankfurt onde pouco se pode ver e comprar, apenas algumas lojas, e pior ainda, pouco se pode comer. Morro de fome. Só de pensar que aterro em Portugal perto da meia-noite... lá me sentei a comer num pub onde mais de metade dos clientes eram portugueses!! Só negócios! Tantos negócios meu deus!! E adivinhem?! Comi nada mais nada menos do que um cachorro!! É verdade, não querendo arriscar com o pouco tempo disponível (menos de 1 hora) fui para o mais rápido, já que ouvia atrás de mim enumeras criticas à eficiência do serviço neste estabelecimento. A única diferença entre o almoço e este jantar é que em vez da água, bebi um suminho! Diga-se que era o único, já que à minha volta, toda a gente, eles e elas, bebiam longas cervejas!

23h40 em Lisboa (22h40 na Polónia): finalmente aterro, e a horas e tudo! Claro, não foi TAP. Eu e a Transportadora Aérea Portuguesa devemos ter um ódio de estimação. Da minha parte, porque sempre que viajo pela TAP ou não parto a horas, ou não chego a horas, ou geralmente na maioria dos casos... ambos! Da parte da TAP, não entendo porquê mas só deve ser por ódio que insistem em me atazanar a vida sempre que me apanham dentro de um dos seus Airbus!!!

02h00 em Lisboa (01h00 na Polónia): deito-me... que o dia já vai looooooongo longo!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------


(...) foi todo mentalmente escrito à medida que os acontecimentos tinham lugar! Finalmente, preto no branco.

Espero que tenham gostado e se divertido. Forçosamente, devo ter deixado de fora alguns pormenores. O que se aceita dada a agitação do dia.

03 setembro, 2008

Desbravando o Oriente

Há uns tempos atrás o Ricardo fez o post sobre a nossa incursão a Oriente, no que respeita a gastronomia...pois bem, vou dar continuação a esse post e aproveitar para inaugurar mais uma secção neste blog que se vai chamar "Cozinha do mundo"!

Assim é...na última sexta-feira, voltámos a dar um pulinho ao Oriente fomos à Tailândia e à Índia e o resultado foi, nada mais nada menos, do que uns Thai Noodles com Gambas e o tradicional Caril de frango, acompanhado com coconut rice (aqui é que foi a verdadeira invenção)...

Na minha opinião, em termos "artísticos" o jantar "japinha" ficou a ganhar, mas em termos de gosto não ficaram atrás do outro...estilos completamente diferentes, mas muito saborosos e melhor de tudo...grande parte é fruto da imaginação e inspiração do momento!
Grande lição que ficou destes dois jantares...continuar a experimentar, criar e aumentar o grau de dificuldade!
Agora, para aguçar o apetite e fazer crescer água na boca, deixamos aqui as fotografias para a posteridade...


Qual será a próxima? Não se sabe, mas muitos destinos estão em lista de espera....

Beijinhos,

Maria

20 agosto, 2008

Quique só há um!

"Hellow" from London!

já vão perceber porquê desta saudação muito especial! Então, aqui vai o contexto: este fim-de-semana é prolongado por estas bandas e, claro, aproveitando a deixa, vamos embarcar rumo a 4 dias em Amsterdão. Ora, parte da experiência é sempre a busca por onde ficar, pelo que visitar, o que ver, onde comer... etc etc! Já estou a imaginar os comentários... "red light" aqui, "red light" ali... não! Nada disso! Na verdade, a visita a um website guia de restaurantes revelou-se deveras hilariante ao depararmo-nos com a seguinte crítica a uma das propostas:

hellow fron spain.i want live in amsterdam.is my sween.i look for a work.i will work in riu hotels canarias islands(lanzarote)hotel riu palace.can you a small work in your hotel for me?..my names is alberto.my english is normaly.my address is invocame@hotmail.com. thankyou! (andalucia) (spain)

Sem comentários! Não perguntem! Não peçam que traduza! Este é provavelmente dos melhores textos já alguma vez escritos na lingua de Sua Majestade! Sinceramente... estes nuestros hermanos... palavra de honra!

Valha-nos o Quique!

12 agosto, 2008

Out of office!

O Blog foi de férias! Tenho andado ausente mas não devo ser o único! É óbvio que todos andamos mais ou menos de férias por esta altura, mas mesmo assim ainda ouvi comentários de que faltavam novidades neste espaço!

Pois bem, resolvi partilhar a última com aqueles que ainda não tiveram oportunidade de obervar ao vivo:



ANTES

DEPOIS
Não é preciso comentarem!!! Palavras para quê...

10 agosto, 2008

Experiência gastronómica

Se há coisa que nós não temos evitado é, de vez em quando, avançar por caminhos desconhecidos, em busca de novas "experiêcias gastronómicas"... como nós gostamos de chamar! Autêntica cozinha do mundo, em nossa casa! Desta feita, virou-se o dente a oriente:



Digam lá de vossa justiça, se não faz crescer água na boca?!?! Admito que não sou dos maiores fãs mas, com a possibilidade de poder escolher os ingredientes que mais agradem, a conclusão é de que certamente e vai repetir a "experiência"!
Inté

04 julho, 2008

Este país tem com cada coisa!

Mais um capítulo sempre aguardado, sobre histórias do arco da velha do país de Sua Majestade.

Desta feita, passou-se a semana passada, em que eu estive uns dias sozinho em casa com a patroa fora. Não sei o que me passou pela cabeça, mas convenci-me que quinta-feira era dia de recolha de lixo. NÃO ERA! Aqui recolhem o lixo às segundas e às quintas... de manhã!! A minha confusão era tal, mas compreensível, que eu pensei que se deixasse o lixo quinta-feira à noite à porta, o iam recolher. E o erro começa aqui, por não ter no mínimo estranhado que mais ninguém na rua tinha deixado lixo cá fora!!! Huuummmm...

E assim foi, fui trabalhar. Saí de casa (sexta de manhã portanto) e com tanta pressa ou distracção, que nem reparei que o lixo, ainda estaria no mesmo sítio!!

Estava muito bem no escritório quando toca o telemóvel... tu-te-tu tu-te-tu, tu-te-tu-tu-tu... (nokia tune, pois claro, para os mais distraídos!). "Daqui fala o não-sei-quantos, inspector da Westminster Council!" dizem do outro lado. LOL! ALTO E PARA O BAILE!!! Mas que vem a ser isto!!??!! Brincadeira de mau gosto ou quê?!?! "Queira confirmar-me que estou a falar com o Sr. Ricardo Dias..."sim"... habitante da morada XPTO... "sim"... queria comunicar-lhe que a multa por deixar lixo na via pública fora dos horários de recolha pode atingir as £2.000. Tem algo a dizer em sua defesa?

QUÊÊÊÊÊ?????? Xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! de repente tudo se fez luz!! Seguiram-se minutos a desculpar-me, a garantir que nunca tinha acontecido antes e de que não voltaria a suceder, a assumir completamente o erro... etc. Afinal, ser português tem de ser útil em alguma coisa! nem que seja para saber pedinchar!!!

No final, lá me disse "Tudo bem, eu não o vou multar desta vez, mas por favor tenha cuidado que não terá a mesma sorte da próxima"!! Uffffaaaaaa... desta já me livrei sem saber como! O mais engraçado disto tudo, ainda o leitor não percebeu! Como é que eles souberam que o lixo na rua era meu?????? Ahhh, pensam que perguntaram na rua e por exclusão de partes, concluíram ser meu?? NÃO!!! Nada disso!!! Nada mais nada menos, do que abriram o lixo, removeram tudo o que se encontrava lá dentro, até encontrarem uma qualquer carta rasgada com dados meus. Ou tiveram a sorte de acertar numa que tenha vindo da Vodafone, ou então tiveram de fazer alguns contactos para saber o meu número do telemóvel!

Ora agora digam lá, se depois disto, esta história não é do arco da velha?!?!

19 junho, 2008

PORTUGAL!! PORTUGAL!! PORTUGAL!!

OLÉÉÉÉÉÉ!!!!!

Viva a todos e saudações verdadeiramente tugas! Por várias vezes pensei em escrever e sinceramente, sem tempo nenhum para o fazer, só agora o faço... finalmente! Claro que o tema só podia ser... o EURO! Não, não é a moeda... porque essa traz dores de cabeça e faz lembrar outras contas, mas sim a campanha da nossa selecção!

Na qualidade de emigrantes, temos vibrado com a selecção! É impressionante, a diferença! O primeiro jogo vimos em casa, sozinhos. O segundo vi em directo na fan zone... de Viena!! O terceiro, em Londres em companhia tuga, claro está! e o próximo, o jogo que nos vai unir a todos em frente à TV... vejo algures da Republica Checa! Mas apesar de toda esta variedade, apenas um sentimento me passa pela cabeça:

VITÓRIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mas, claro que nós, Portugueses de gema, temos a tendência para exagerar sempre mais do que devemos! E sabendo ainda das parvoíces que se disseram em portugal depois da derrota com a Suiça, deixava aqui uma sugestão: não vale a pena ir de um extremo ao outro, não é necessário desatar a mandar "bitaites" só porque pensamos ter o direito de ser treinadores de bancada! Vamos a apoiar! Digo-vos que em Londres, na Áustria ou mesmo por aqui, o sentimento que vou ouvindo é de que a esmagadora maioria das pessoas pensa que Portugal é a selecção em melhor posição para levar isto de vencido!

Mas isso não quer dizer que tal aconteça! Todos já sabíamos desde há muito que o jogo que iria decidir o destino de Portugal fosse com a Alemanha. Pessoalmente, não me diz muito se perdemos nos quartos ou nas meias. Apenas quero pensar que se ganharmos, então aí sim, pela primeira vez, estaremos muito, muito muito perto de ganhar algo!!! Mas se isso não acontecer, força Portugal, continuamos contigo!

Sem dramas... amanhã falamos! Palpites?

30 maio, 2008

Quando tens razão, tens razão sim senhor!

Porra, é verdade Jójó! Tens todo direito - e esquerdo também, por sinal - de ficar indignado com a minha falta de comentários no blog! E só hoje, por coincidência, me apercebi disso. E quando tentei justificar-me perante mim mesmo por tal indisculpavél cenário, só consegui chegar a uma conclusão, sabes?? É que finalmente, comecei a trabalhar a sério!!! É verdade!

E esta coisa de não escrever com tanta assiduidade depois tem um senão também. É que quando o faço, tenho a tendência para chamá-lo de update... e os updates começam a repetir-se!! Enfim, algo a emendar e corrigir no futuro. Num futuro que se pretende ser já uma realidade a partir de hoje mesmo! Mas aqui ficam os ultimos dias espremidos de novidades:

1) Despedida do Manfredo! Finalmente o brazuca se foi embora!!! "Brincadeirinha!!!" Foi com muita pena que depois da Nanda, também o Manny se despediu de nós. Um colega e um amigo que se vai, não só da empresa, também de Londres, para abraçar novo desafio, desta feita o MBA nos states. Embora não tivesse podido estar muita gente no jantar de despedida, com certeza o sentimento se estendeu a outras paragens por essa Europa fora. Para colmater, acho que levou daqui um presentinho "bem manêro" para que nunca se esqueça de nós! E já sabes, Manfredo... volta sempre!

2) Sai um emprego! Pois é, já é um dado adquirido, que a Maria vai começar a nova aventura na próxima 2ª feira. Mas eu não quero falar muito disso. Fica a novidade, pormenores são com ela! Ficam os meus... parabéns!

3) Champions! Assistir à final da Champions num dos mais típicos pubs londrinos de Covent Garden, a albergar sensivelmente 2.000 pessoas, é digno de registo! As camisolas dividiam-se, por mais estranho que pareça e apesar do mais ingénuo dos adeptos poder pensar que em Londres, o Chelsea teria primazia! Engane-se, está mas é distraído! Da minha parte, fui Man U do princípio ao fim, claro que somente por pretender ver o nosso Ronaldo eleito o melhor do mundo. E como tudo corria bem com aquele golo e magnifíca exibição da 1ª parte. Mas mesmo com tudo a complicar-se e muita sorte à mistura... e falhando um penalti - que só falha quem tenta, e normalmente são os melhores a falhar! - lá tudo acabou bem! Pelo meio, em cada golo, foram banhos de cerveja que escorriam do 1º andar do pub ao piso inferior... no comments! No final, com os festejos da vitória, alguém perguntava: "Hey, onde está o Ricardo?!" Até que eu apareci erguido no meio de um grupo de fervorosos adeptos do Man U equipados a rigor, que assistiram ao desafio sempre lado a lado connosco! Uma experiência e pêras, é o que vos digo!

4) Novela Cristiano Ronaldo: sinceramente, já se diz de tudo! que fica, que vai... enfim! Fazem-se apostas... eu já não ligo!

5) Benfica e a pré-época: como qualquer benfiquista que se preze, no final... só queremos ser campeões! Será pedir muito!?!?

6) Selecção nacional: não se esqueçam... em cada janela, um cachecol! Mesmo sabendo que desta vez, já não há ninguém a contá-los para a televisão! Eu só peço as meias-finais. O resto, poderá vir por acréscimo... ou não!

7) Próximas paragens! Como tinha mencionado anteriormente, agora sim já definido, o próximo projecto irá levar-me a diversas paragens ao longo dos próximos quase 3 meses, mais em concreto: Viena, Praga, Berlim, Munique, Frankfurt, e melhor que tudo... de volta a casa - ou quase - Évora! Quem sabe ainda Paris ou Barcelona! Nada mau, não senhor! E melhor, irei passar algum tempo por Londres também o que é sempre bom. Mas por agora cá estou, e mais uma semana em que daqui não saio. Primeira paragem é Viena, na semana do arranque do Euro 2008... que bonito!!! Por azar, o calendário não é o melhor e mais compatível com a minha agenda. Mas ao menos, o circo vai estar montado!

8) Fotos de Londres ao Sol! Como prometido, e sem censura, aqui ficam imagens que provam os dias que se passaram por estas terras:



E prontos... em bom português... já chega! Deixo ainda uma última nota de redacção: Jójó, desde quando tens um blogue?!?! Dêm uma olhada para os mais curiosos, em http://gangdofrangoassado.blogspot.com/

Abaços e beijinhos

20 maio, 2008

Update

ora viva! Já lá vai um tempinho desde que tive oportunidade de escrever aqui. Oportunidade, tempo, cabeça... enfim, é só escolher! O vai-vem aqui tem side assustador, depois das mais preenchidas 5 semanas do meu ultimo ano e meio, ao ponto de já nem me lembrar do que era trabalhar assim!

Mas para não variar, tudo acaba bem! Pelo meio, saiu a esperada promoção, cerca de 2 meses antes do que estava inicialmente previsto, mas cerca de 2 meses depois do que eu tinha em mente! Foi um meio termo possível.

Quanto a novidades, bom... por onde começar! Adeus Mãe Rússia! pois é, Moscovo vai ter de esperar por uma nova oportunidade! Não é desta, nem será mais a trabalho, que irei lá voltar. Variados impedimentos impossibilitaram-nos de fazer as malas para este projecto que se iniciava na próxima semana. Em vez disso, ficarei por aqui mais uns tempos, até ver. As mudanças levarão a que vá visitar várias paragens por períodos mais curtos de tempo, o que sinceramente me agrada. Na agenda, Munique, Viena, Praga, Budapeste parecem capitais certas, a par de outros destinos menos centrais. Tudo, nos próximos 3 meses!

E mais não digo, porque mais não sei!

Pelo meio, o tempo em Londres o fim-de-semana passado rondou os 28ºC... ouvi dizer que por aí em Tugal chovia... que pena!!! Como eu lamento por voçês! (ao menos que goze destas poucas vezes em que o posso fazer, certo?!) Vou ver se me lembro de colocar aqui uma ou duas fotos para ilustrar esses dias que se viveram aqui. Sim, porque até para banhos de sol e picnic no parque deu!!! enfim... só para a inveja!! E para continuar, não tem chovido, tem estado ameno! Nada mau de todo.

Paralelemente a isto, lá anda a pikena na sua recherche de travail... lol... assim que houver novidades, ficarão a saber!

Beijinhos e abraços

03 maio, 2008

Uma despedida com direito a performance

Já lá vão uns dias desde os últimos posts no blog! Pelo meio, duas passagens por Portugal - desculpem todos aqueles a quem não falei... - obrigações familiares e um casamento depois, e eis que vos deixo aqui um presentinho.

Imagens em directo do jantarzinho (ou do que se seguiu ao jantar!) de despedida da Nanda, de volta ao Brasil a meio do mês que agora passou. Vale a pena ver, e não comentar!

São figuras que não se fazem todos os dias, têm de entendê-lo! E para quem ainda não teve a divina oportunidade de espreitar esta vedeta... tentem apanhar as semelhanças com o vídeo que se segue:

Rodolfo Chikilicuatre, representante oficial de Espanha ao concurso da Eurovisão 2008!

Ainda criticam a Dina...! Valha-me!

12 abril, 2008

Este país tem com cada coisa, olhem esta:

Tal como prometido, a primeira de muitas desventuras que decidi contar. Acima de tudo, porque para variar um pouco, não foi algo negativo, bem pelo contrário, tratou-se de uma agradável surpresa!

Em Janeiro, quando entrámos aqui em casa, tivémos de pagar a conta da água para o trimestre. Ao receber a factura, apressei-me a pagar para evitar multas - o que aqui podia ser perigoso. Passados uns dias (não sei bem quanto tempo, se dias se semanas) recebemos nova factura! A novidade é que esta já vinha em meu nome como titular da conta, ao passo que a anterior ainda vinha em nome da anterior inquilina do apartamento.

Ora, ao contactar a empresa, dei conta que não tinham registado o pagamento inicial porque o nº de conta que dei como referância para o pagamento não me pertencia, logo ficou pendente de registo no sistema deles. Coisa que auditor entende muito bem! Como consequência, pediram-me que enviasse uma carta a explicar a situação, com cópia do documento de pagamento, e esperasse a regularização da minha conta.

Passado mais mês e meio, recebi nova correspondência da Thames Water, nada mais nada menos do que a comunicar a regularização, que tudo se encontrava "ok", e melhor que tudo, que visto não terem conseguido dar seguimento à minha carta no prazo de 10 dias uteis que os indicadores de qualidade estipulam, se tinham adiantado a creditar a minha conta com o montante de £20, aproximadamente €26!!!

Ora, sim senhor, muito agradável seguramente. O que me levou a pensar de imediato em enviar frquentemente cartas de reclamação! Quem sabe, uma mensalmente?!?! Praticamente seria o suficiente para não pagar água!

E claro, que isto me despertou outra curiosidade. Porque será que as empresas portuguesas não têm também estes indicadores de qualidade?! Porque será?!

10 abril, 2008

Este país tem com cada coisa, olhem esta...

"Este país tem com cada coisa, olhem esta!" - eis a nova rúbrica deste espaço! Já era sem tempo, têm razão! A verdade é que a ideia não vem de agora, mas há acontecimentos e experiências (boas e más!) na vida de uma pessoa que precipitam decisões!

Lembram-se das peripécias que tivémos para instalar a Sky TV?
Recordam-se da burocracia em volta dos contratos com a BT?
E não sabem da missa a metade, mas podia ficar aqui a enumerar as situações em que como mesmo escrevi neste site, "Portugal nada ficava a dever" a estes senhores!

Pois bem, de hoje em diante, essas vão ser as "estórias sem história" que vão preencher esta coluna!

Vamos começar?! Prontos? Pois estejam atentos ao post que se segue.... é já, já amanhã!

Postal de Natal

Podíamos cantar "Jingle Bells" ou "Let it snow"...
Podíamos esperar as extraordinariamente caras, mas tradicionais, iluminações públicas...
Podíamos inclusivé oferecer presentes (ya! já não basta o ano todo!)...

MAS...

Não, não é Natal apesar de tudo o que possa parecer!! Para os mais distraídos, corre o mês de Abril, há quem diga que a Primavera já chegou! Se calhar, oficialmente! Mas cá entre nós, e porque só aos mais atentos é que estas partidas são pregadas, aqui fica um cheirinho do último Domingo em Londres!


até lugar a batalha campal houve, e quem vai à guerra...
dá e leva!
Mas com tudo isto, mesmo com um pouco de frio, sentimo-nos de novo crianças!
E soube tão bem... Sabe sempre bem!
E quanto ao frio, nada que um chá bem quente logo de seguida e um donut do Krispy Kreme do Harrod's não resolvesse!
Divirtam-se!

07 abril, 2008

Viagem em imagens

Hallo!

Tal como prometido, as fotografias já estão escolhidas e já se pode mostrar como foi a viagem. Fartámo-nos de dar voltinhas, Salzburg, Oberammergau, Schloss Linderhof, Lindau, Zurich, Konstanz, e mais umas quantas vilas e estradinhas...e que estradinhas!!! Aqui ficam algumas das melhores imagens!

Sábado 29/03 - Salzburg
Dia de mercado na cidade, bancas de flores, de enchidos, de pretzels, tanta coisa...a praça estava cheia de gente!

Subimos ao castelo. A vista é brutal para qualquer lado que se olhe! É a maior fortaleza totalmente preservada da Europa!

Claro que eu não me calei que queria ver os sítios onde tinha sido filmado a Música no Coração e desta vez ainda vi os Jardins do Palácio Mirabell..."these are a few of my favorite things":

O quiosque onde dançam "Sixteen going on seventeen", a casa onde decorreram parte dos exteriores das filmagens e que hoje é um hotel e quem não se lembra da alameda que a Fraulein Maria faz para chegar a casa dos Von Trapp??? Vibrei com tudo isto! E que bem que o Piolho ficou na fotografia!!! :)

Domingo 30/03 - Schloss Linderhof, Oberammergau, Garmisch-Partenkirchen

Decidimos ir logo directos ao palácio, mas primeiro ainda nos cruzámos com um lago gelado e atravessámos uma estrada particular...sim, pagámos portagem a um senhor que estava numa casinha de madeira à beira da estrada! Muito engraçado.

Eis o Schloss Linderhof...ficámos com muita pena porque as estátuas dos jardins ainda estavam tapadas por causa da neve. De qualquer modo, valeu muito a pena e olhem só para a gruta artificial onde o Rei Ludwig II ouvia as óperas de Wagner...

Nesse, dia passámos ainda em Obermmergau e Garmisch-Partenkirchen. Em baixo, a fotografia foi tirada em Obermmergau. As casas são todas assim, pintadas!
Segunda 31/03 - Passagem ao pé do Neuschwanstein e Lindau

Neste dia andámos imenso de carro, até eu conduzi um bocadinho, para dar descanso ao Ricardo! Rumámos em direcção a Fussen e vimos ao longe o Neuschwanstein e o Hohenschwangau...tentem ver se os descobrem na fotografia...nesta altura do ano, o Neuschwanstein está da cor das montanhas!
Continuámos, e desta vez chegámos a Lindau, mesmo à beira do Lago Constance.
Terça 01/04

Último dia de passeios...éramos só para ficar em Konstanz e passar lá o dia (apanhámos o ferry em Meersburg e atravessámos o lago...rápido, rapidito 15 minutos) mas achámos que ia ser muito dia para só ficar por ali, por isso, decidimos ir a Zurich, a 70 km dali e assim fomos! Depois ao final do dia, parámos em Konstanz para um chocolate quente! As fotografias são junto ao lago em Zurich, nas ruazinhas simpáticas e no largo da universidade, na colina da cidade e que nos dá uma visão bonita da cidade.

Et voilà...aqui ficou um cheirinho da nossa viagem. Para provarem só mesmo lá indo!

Espero que tenham gostado!

Beijinhos a todos,

Maria

31 março, 2008

Meersburg Bodensee - post a 4 mãos!

Eis onde nos encontramos!!!

Depois de umas voltinhas à procura do hotel, lá demos com o sítio...na parte alta da vila, com varanda a dar para o Lago Konstanz...bonito!

Já nos encontramos em viagem faz hoje 3 dias e pode-se dizer que já demos umas boas voltinhas...Salzburg no sábado, o dia inteiro a passear e uma experiência gastronómica para terminar o dia, onde provámos umas quantas coisas que vou tentar replicar, veremos! Ontem passeamos bastante de carro, mas o ponto alto foi a visita ao Schloss Linderhof! Sim, mais um dos palácios do Rei Ludwig II, mas desta vez um palaciozinho, quando comparado com o Schloss Neuschewanstein, mas não inferior em termos de "loucuras"..sim, o Sr. Rei decidiu construir uma gruta artificial só para ouvir as operas de Wagner, vá-se lá saber... E pronto, chegámos ao dia de hoje, andámos já bastante, fizemos uma parte da "Estrada Romântica" e outro tanto da "Alpenstrass" alemã, parámos em Lindau para umas voltinhas a pé, almoçar e "sacar fotos" e por fim, eis Meersburg!

Mas como disse, o post vai ser a 4 mãos e o Ricardo vai passar por aqui só para dizer um Hallo!


Como que fui forçado a escrever neste post, depois de fazer o mesmo à Maria e literalmente abrir-lhe o computador e a página diante dos olhos. Sendo assim, aproveito apenas para dizer que as fotos virão depois - já que dessa eu não me livro!

Ah é verdade, a fluência de alemão já é assinalável e mesmo sem entender nada, lá vamos "comunicando" q.b.... as palavras-chave são "Ya ya ya" e "Nein"!! De resto, é poruguês, espanhol e inglês, o primeiro a sair, que o resultado é na prática... o mesmo!

E agora, temos de sair para ir jantar, a pé aqui ao centro da vila e à promenade.

Auf Wiedersehen,

Princesa Maria e Rei Ricardo

26 março, 2008

Directo de Londres

Mais uma vez de volta a casa! Foi assim que me senti quando, Sábado pela manhã, entrei no Flat 3 do número 20 da Molyneux Street. Pela manhã, bem fresquinho!! Na verdade, ao sair do avião - ou aeronave como dizem os "eXpertos" - caíam uns flocos de neve. O que para quem veio dos 32ºC de Buenos Aires... tem o que se lhe diga!

Foi mais uma viagem de 4 semanas, e a bem da nação, espero que a última! Um par de semanas ainda vai que não vai, mas assim tanto tempo, cansa em demasia! Começa a moer, se é que me percebem!!

O primeiro contacto de volta foi logo com os "sogrinhos" de visita! Sim, os pais da Maria estavam por cá, e apesar de o meu estômago ainda não ter entrado no fuso horário de Londres, ainda tive forças para dar uns passeios! Mas a cara não era a melhor, seguramente! Devia deixar transparecer uma grande dor de cabeça e uns olhinhos quase, quase, a fechar! Mas assim se seguiu! e claro, as notícias desde Portugal precipitavam-se a uma velocidade estonteante com um único tema: Gui, Gui, Gui, Gui, Gui! Sim, o meu futuro sobrinho (digo futuro porque ainda não o vi, e porque o reconhecimento tem de se fazer em pessoa, e porque AINDA NÃO RECEBI AS FOTOS!!!! Assim sendo... futuro!) Tanto quanto pude apurar, a procissão em fim-de-semana de Páscoa a ver o menino era de meter inveja a N. Sra.!! E apesar de não ter lá estado, com certeza os presentes não terão faltado! E a tendência seguirá pelos (muitos!) próximos dias!

Quanto a Londres tudo igual! o tempo melhorou um pouco com a minha chegada e o sol chegou a ameaçar estes dias! no entanto, esta sexta-feira, e até à próxima 4ª, estaremos por fora, mais concretamente Alemanha e Áustria, na zona da bavária e Alpes, passeando por lagos, montanhas e vales! Uma espécie de escape necessitado depois de longa ausência! Aproveitar para um relaxzinho!

De resto está tudo na mesma, como a lesma! Preparo já as próximas visitas, em Abril vou andar em trânsito com Bruxelas - sim, vou candidatar-me a Comissário, ouvi dizer que não é assim tão difícil de conseguir - com uma rápida passagem de permeio em Moscovo! Aí sim, vou comprovar a "mentira" que me disseram uma vez... de um café poder custar 15 euros!!! Eram 15, certo JJ?

Ahh ainda não sabiam... sim, em junho será a vez de visitar a Rússia! Moscovo será o q1uartel-general das operações! Mas para isso ainda falta, agora é só um aperitivo!

e prontos, assim me quedo sem mais assunto

PS: para as muitas vozes que se vêm levantando, eu faço os possíveis por aumentar a participação da outra voz deste blog, mas admitamos, um passo de cada vez! Como dizia o outro, "a small step for man... but a huuuuugeeee leap for... Miss M"

21 março, 2008

Adeus e... don't cry for me Argentina

Pois é caríssimos leitores, tudo o que é bom chega ao fim!

Numa altura em que faço o balanço geral desta passagem pela Argentina, o mais que posso dizer é que a todos os títulos foi memorável. Como disse o Poly - meu manager - ontem durante o jantar que marcou a minha despedida da equipa, "nesta auditoria tudo aconteceu, tudo mesmo". Não me posso adiantar em detalhes, acreditem! Aconteceu e fica entre quem cá esteve e pouco mais!

Sendo assim, tenho a certeza que foi uma aprendizagem extraordinária, da qual vou poder tirar grandes ilações quanto à minha flexibilidade e capacidade de jogar com a adversidade! Sim... por falar em adversidades... livra!

Agora, tenho já tudo arrumado, falta tomar o duche e fechar a mala. O avião que me vai levar de novo a solo Europeu parte daqui por 4 horas, aproximadamente. Espera-me uma viagem no total de 15h30, a que se junta a diferença horária para dizer que aterro em Londres às 7h30 de Sábado!

E enfim, assim me despeço... tenho que me ir arranjar! bye bye

19 março, 2008

Novidades desde Buenos Aires!

Semana de novidades!

Pois parece que surrateiramente, fui ultrapassado no prazer de dar a boa nova aos caros leitores (para os que não saibam, pelo menos!): sim, já sou "titio", mais concretamente desde 16 de Março de 2008, algures ao início da noite - perto das 23h se não me engano muito.

Que informações posso adiantar? Confirmo que o pequeno Gui - Guilherme Luis - nasceu com 52cm e 3,820Kg. O primeiro Vasconcelos Dias de última geração promete vir a ser uma coqueluche para coleccionar mimos de uma ponta à outra da familia! Prometo fazer o meu melhor no papel de tio e... contribuir com mimo! Também eu deixo uma mensagem: se alguma vez te disserem que o tio é doido, lembra-te de que eu sou apenas a mediana... há por aí uns outliers na familia que vou-te contar!!! Cada qual...

Paralelamente, para a nova colaboradora deste espaço, deixo uma mensagem de confiança: como em tudo o resto, com certeza vais estar ao meu nível, e excedê-lo inclusive! É preciso é... TRANQUILIDADE!! Tranquilidade acima de tudo!! E aproveito para elogiar, começaste muito bem!

Tirando estes eventos, a semana tem sido dentro da normalidade, com muito trabalho de facto! Amanhã fecho a loja e, como prometi, o trabalho fica encerrado também, com uns dias de antecedência por mais impossível que parecia a início... e a meio também! E assim caminho a passos largos para o regresso, que, digo desde já, é esperado com ansiedade. Pela primeira vez em 14 meses, admito que me cansei. Por tudo, por ter sido um mês muito complicado e por ter, também...

tido muitas saudades!

PS: amanhã vou assistir ao melhor show de Tango da cidade! O evento de despedida com certeza.

Apresentações e agradecimentos!

No final da semana passada, fui surpreendida por um convite muito especial…o Ricardo convidou-me para escrever n’O Milhas. Eu aceitei, a medo…vamos ver se consigo estar à altura! É só a título de experiência para ver se me vou aguentando! Obrigada pelo convite, fiquei muito contente!

Numa semana em que as saudades do meu pikeno já são mais que muitas, quase a tocarem o insuportável, a verdade é que estou mais distraída do que nas anteriores, porque os meus papás e mano estão cá! É verdade, vieram cá matar as saudadinhas da “menina”. Aproveita-se para fazer mais um bocadinho de turismo na cidade e até mesmo para ir a sítios que ainda não tinha ido, como a Tate Modern. Não sendo grande fã de arte moderna, admito que é sempre mais um bocadinho de cultura. Há sempre lugar para se saber sempre mais um bocadinho. Os restantes planos para a semana vão sendo desenhados ao sabor do vento que, diga-se, tem sido, nestes últimos dias, mais que muito e frio...pois é, o Inverno voltou!

Não podia terminar, sem referir a notícia da semana! Já sou titia, sim o Gui já nasceu!!! Quero deixar os meus parabéns a toda a família mãe, pai, avós, bisavós e titio! A ti, Gui, uma mensagem especial:

Bem-vindo ao mundo e sê muito feliz!

Beijinhos para todos,

Maria

16 março, 2008

Tigre! Aarrrggghhhh

Mais um Sábado que está prestes a acabar, e mais um dia que passa com temperaturas acima dos 30ºC!!!!

Tal frango no forno, pus-me à rua de calçonito e t-shirt, com mochila às costas com um livro para ler nos tempos livres de descanso, acabadinho de tomar o desayuno completo no hotel, como merecido! Destino: Tigre (sem qualquer tipo de correlação futebolística!)

A norte da Capital Federal de Buenos Aires, mas na mesma Provincia, a uma hora de comboio - terceiro mundista, já agora! - Tigre é muito conhecido entre locais e turistas por ser uma área de delta, com variados braços de rio a entrar continente a dentro proporcionando enúmeras actividades de lazer. Além disso, é ainda origem fortíssima de grande número de fábricas de artesanias e mobiliários, pelo que são às centenas as ruas e pontes e becos que se enchem de... tralha!!!


Pequena nota para a 1ª foto: uma das muitas "barracas" era dedicada à Aromaterapia! Engraçado era como podem ver, que tinha um grande cartaz com todas a marcas de perfumes "para Ele e para Ela"... falsificados, claro!

Na viagem de regresso, a ler Rio das Flores do Miguel Sousa Tavares - que, deixem-me aproveitar a oportunidade, estou a adorar, grande leitura! - acabei por adormecer!! Não graças ao livro... NÃO! Mas o calor era mesmo muito, e sucumbi! Chegando a BA (não Bairro Alto... Buenos Aires! lol) continuei a saga a pé! Muito pé pisei eu hoje! E sempre de chinelitos o que torna a coisa mais difícil a certa altura, mas ao menos, bem mais fresquinha também! E andei e andei, até Puerto Madero. Já aqui tinha contado das maravilhas desta nova área da cidade, o parque das nações local, mas essencialmente, conhecia de sucessivos jantares e apenas um almoço no primeiro Sábado que passei cá. Faltava realmente passear à vontade sem horários, num bonito dia de verão!



Pequena nota (de novo), para a ultima foto: arte moderna em contraste com o edifício sede da antiga Alfândega do Porto de BA, de profunda influência europeia, eis que a ponte na foto se denomina "Ponte da Mulher"!
Ao que pergunto... porquê??? Qual a relação??? qualquer coisa, mas mulher?? Yaaa!
Como podem comprovar, vale bem a pena! Lamentavelmente, aqui não consigo transmitir o paladar absolutamente inesquecível da carne que se come por aqui!! Ficam com o ambiente!!!
E já vão com sorte!
E é assim, o tempo vai passando, e em menos de uma semana já estarei em casa com a piolha! Vai ver, passa a correr!
Inté