31 março, 2008

Meersburg Bodensee - post a 4 mãos!

Eis onde nos encontramos!!!

Depois de umas voltinhas à procura do hotel, lá demos com o sítio...na parte alta da vila, com varanda a dar para o Lago Konstanz...bonito!

Já nos encontramos em viagem faz hoje 3 dias e pode-se dizer que já demos umas boas voltinhas...Salzburg no sábado, o dia inteiro a passear e uma experiência gastronómica para terminar o dia, onde provámos umas quantas coisas que vou tentar replicar, veremos! Ontem passeamos bastante de carro, mas o ponto alto foi a visita ao Schloss Linderhof! Sim, mais um dos palácios do Rei Ludwig II, mas desta vez um palaciozinho, quando comparado com o Schloss Neuschewanstein, mas não inferior em termos de "loucuras"..sim, o Sr. Rei decidiu construir uma gruta artificial só para ouvir as operas de Wagner, vá-se lá saber... E pronto, chegámos ao dia de hoje, andámos já bastante, fizemos uma parte da "Estrada Romântica" e outro tanto da "Alpenstrass" alemã, parámos em Lindau para umas voltinhas a pé, almoçar e "sacar fotos" e por fim, eis Meersburg!

Mas como disse, o post vai ser a 4 mãos e o Ricardo vai passar por aqui só para dizer um Hallo!


Como que fui forçado a escrever neste post, depois de fazer o mesmo à Maria e literalmente abrir-lhe o computador e a página diante dos olhos. Sendo assim, aproveito apenas para dizer que as fotos virão depois - já que dessa eu não me livro!

Ah é verdade, a fluência de alemão já é assinalável e mesmo sem entender nada, lá vamos "comunicando" q.b.... as palavras-chave são "Ya ya ya" e "Nein"!! De resto, é poruguês, espanhol e inglês, o primeiro a sair, que o resultado é na prática... o mesmo!

E agora, temos de sair para ir jantar, a pé aqui ao centro da vila e à promenade.

Auf Wiedersehen,

Princesa Maria e Rei Ricardo

26 março, 2008

Directo de Londres

Mais uma vez de volta a casa! Foi assim que me senti quando, Sábado pela manhã, entrei no Flat 3 do número 20 da Molyneux Street. Pela manhã, bem fresquinho!! Na verdade, ao sair do avião - ou aeronave como dizem os "eXpertos" - caíam uns flocos de neve. O que para quem veio dos 32ºC de Buenos Aires... tem o que se lhe diga!

Foi mais uma viagem de 4 semanas, e a bem da nação, espero que a última! Um par de semanas ainda vai que não vai, mas assim tanto tempo, cansa em demasia! Começa a moer, se é que me percebem!!

O primeiro contacto de volta foi logo com os "sogrinhos" de visita! Sim, os pais da Maria estavam por cá, e apesar de o meu estômago ainda não ter entrado no fuso horário de Londres, ainda tive forças para dar uns passeios! Mas a cara não era a melhor, seguramente! Devia deixar transparecer uma grande dor de cabeça e uns olhinhos quase, quase, a fechar! Mas assim se seguiu! e claro, as notícias desde Portugal precipitavam-se a uma velocidade estonteante com um único tema: Gui, Gui, Gui, Gui, Gui! Sim, o meu futuro sobrinho (digo futuro porque ainda não o vi, e porque o reconhecimento tem de se fazer em pessoa, e porque AINDA NÃO RECEBI AS FOTOS!!!! Assim sendo... futuro!) Tanto quanto pude apurar, a procissão em fim-de-semana de Páscoa a ver o menino era de meter inveja a N. Sra.!! E apesar de não ter lá estado, com certeza os presentes não terão faltado! E a tendência seguirá pelos (muitos!) próximos dias!

Quanto a Londres tudo igual! o tempo melhorou um pouco com a minha chegada e o sol chegou a ameaçar estes dias! no entanto, esta sexta-feira, e até à próxima 4ª, estaremos por fora, mais concretamente Alemanha e Áustria, na zona da bavária e Alpes, passeando por lagos, montanhas e vales! Uma espécie de escape necessitado depois de longa ausência! Aproveitar para um relaxzinho!

De resto está tudo na mesma, como a lesma! Preparo já as próximas visitas, em Abril vou andar em trânsito com Bruxelas - sim, vou candidatar-me a Comissário, ouvi dizer que não é assim tão difícil de conseguir - com uma rápida passagem de permeio em Moscovo! Aí sim, vou comprovar a "mentira" que me disseram uma vez... de um café poder custar 15 euros!!! Eram 15, certo JJ?

Ahh ainda não sabiam... sim, em junho será a vez de visitar a Rússia! Moscovo será o q1uartel-general das operações! Mas para isso ainda falta, agora é só um aperitivo!

e prontos, assim me quedo sem mais assunto

PS: para as muitas vozes que se vêm levantando, eu faço os possíveis por aumentar a participação da outra voz deste blog, mas admitamos, um passo de cada vez! Como dizia o outro, "a small step for man... but a huuuuugeeee leap for... Miss M"

21 março, 2008

Adeus e... don't cry for me Argentina

Pois é caríssimos leitores, tudo o que é bom chega ao fim!

Numa altura em que faço o balanço geral desta passagem pela Argentina, o mais que posso dizer é que a todos os títulos foi memorável. Como disse o Poly - meu manager - ontem durante o jantar que marcou a minha despedida da equipa, "nesta auditoria tudo aconteceu, tudo mesmo". Não me posso adiantar em detalhes, acreditem! Aconteceu e fica entre quem cá esteve e pouco mais!

Sendo assim, tenho a certeza que foi uma aprendizagem extraordinária, da qual vou poder tirar grandes ilações quanto à minha flexibilidade e capacidade de jogar com a adversidade! Sim... por falar em adversidades... livra!

Agora, tenho já tudo arrumado, falta tomar o duche e fechar a mala. O avião que me vai levar de novo a solo Europeu parte daqui por 4 horas, aproximadamente. Espera-me uma viagem no total de 15h30, a que se junta a diferença horária para dizer que aterro em Londres às 7h30 de Sábado!

E enfim, assim me despeço... tenho que me ir arranjar! bye bye

19 março, 2008

Novidades desde Buenos Aires!

Semana de novidades!

Pois parece que surrateiramente, fui ultrapassado no prazer de dar a boa nova aos caros leitores (para os que não saibam, pelo menos!): sim, já sou "titio", mais concretamente desde 16 de Março de 2008, algures ao início da noite - perto das 23h se não me engano muito.

Que informações posso adiantar? Confirmo que o pequeno Gui - Guilherme Luis - nasceu com 52cm e 3,820Kg. O primeiro Vasconcelos Dias de última geração promete vir a ser uma coqueluche para coleccionar mimos de uma ponta à outra da familia! Prometo fazer o meu melhor no papel de tio e... contribuir com mimo! Também eu deixo uma mensagem: se alguma vez te disserem que o tio é doido, lembra-te de que eu sou apenas a mediana... há por aí uns outliers na familia que vou-te contar!!! Cada qual...

Paralelamente, para a nova colaboradora deste espaço, deixo uma mensagem de confiança: como em tudo o resto, com certeza vais estar ao meu nível, e excedê-lo inclusive! É preciso é... TRANQUILIDADE!! Tranquilidade acima de tudo!! E aproveito para elogiar, começaste muito bem!

Tirando estes eventos, a semana tem sido dentro da normalidade, com muito trabalho de facto! Amanhã fecho a loja e, como prometi, o trabalho fica encerrado também, com uns dias de antecedência por mais impossível que parecia a início... e a meio também! E assim caminho a passos largos para o regresso, que, digo desde já, é esperado com ansiedade. Pela primeira vez em 14 meses, admito que me cansei. Por tudo, por ter sido um mês muito complicado e por ter, também...

tido muitas saudades!

PS: amanhã vou assistir ao melhor show de Tango da cidade! O evento de despedida com certeza.

Apresentações e agradecimentos!

No final da semana passada, fui surpreendida por um convite muito especial…o Ricardo convidou-me para escrever n’O Milhas. Eu aceitei, a medo…vamos ver se consigo estar à altura! É só a título de experiência para ver se me vou aguentando! Obrigada pelo convite, fiquei muito contente!

Numa semana em que as saudades do meu pikeno já são mais que muitas, quase a tocarem o insuportável, a verdade é que estou mais distraída do que nas anteriores, porque os meus papás e mano estão cá! É verdade, vieram cá matar as saudadinhas da “menina”. Aproveita-se para fazer mais um bocadinho de turismo na cidade e até mesmo para ir a sítios que ainda não tinha ido, como a Tate Modern. Não sendo grande fã de arte moderna, admito que é sempre mais um bocadinho de cultura. Há sempre lugar para se saber sempre mais um bocadinho. Os restantes planos para a semana vão sendo desenhados ao sabor do vento que, diga-se, tem sido, nestes últimos dias, mais que muito e frio...pois é, o Inverno voltou!

Não podia terminar, sem referir a notícia da semana! Já sou titia, sim o Gui já nasceu!!! Quero deixar os meus parabéns a toda a família mãe, pai, avós, bisavós e titio! A ti, Gui, uma mensagem especial:

Bem-vindo ao mundo e sê muito feliz!

Beijinhos para todos,

Maria

16 março, 2008

Tigre! Aarrrggghhhh

Mais um Sábado que está prestes a acabar, e mais um dia que passa com temperaturas acima dos 30ºC!!!!

Tal frango no forno, pus-me à rua de calçonito e t-shirt, com mochila às costas com um livro para ler nos tempos livres de descanso, acabadinho de tomar o desayuno completo no hotel, como merecido! Destino: Tigre (sem qualquer tipo de correlação futebolística!)

A norte da Capital Federal de Buenos Aires, mas na mesma Provincia, a uma hora de comboio - terceiro mundista, já agora! - Tigre é muito conhecido entre locais e turistas por ser uma área de delta, com variados braços de rio a entrar continente a dentro proporcionando enúmeras actividades de lazer. Além disso, é ainda origem fortíssima de grande número de fábricas de artesanias e mobiliários, pelo que são às centenas as ruas e pontes e becos que se enchem de... tralha!!!


Pequena nota para a 1ª foto: uma das muitas "barracas" era dedicada à Aromaterapia! Engraçado era como podem ver, que tinha um grande cartaz com todas a marcas de perfumes "para Ele e para Ela"... falsificados, claro!

Na viagem de regresso, a ler Rio das Flores do Miguel Sousa Tavares - que, deixem-me aproveitar a oportunidade, estou a adorar, grande leitura! - acabei por adormecer!! Não graças ao livro... NÃO! Mas o calor era mesmo muito, e sucumbi! Chegando a BA (não Bairro Alto... Buenos Aires! lol) continuei a saga a pé! Muito pé pisei eu hoje! E sempre de chinelitos o que torna a coisa mais difícil a certa altura, mas ao menos, bem mais fresquinha também! E andei e andei, até Puerto Madero. Já aqui tinha contado das maravilhas desta nova área da cidade, o parque das nações local, mas essencialmente, conhecia de sucessivos jantares e apenas um almoço no primeiro Sábado que passei cá. Faltava realmente passear à vontade sem horários, num bonito dia de verão!



Pequena nota (de novo), para a ultima foto: arte moderna em contraste com o edifício sede da antiga Alfândega do Porto de BA, de profunda influência europeia, eis que a ponte na foto se denomina "Ponte da Mulher"!
Ao que pergunto... porquê??? Qual a relação??? qualquer coisa, mas mulher?? Yaaa!
Como podem comprovar, vale bem a pena! Lamentavelmente, aqui não consigo transmitir o paladar absolutamente inesquecível da carne que se come por aqui!! Ficam com o ambiente!!!
E já vão com sorte!
E é assim, o tempo vai passando, e em menos de uma semana já estarei em casa com a piolha! Vai ver, passa a correr!
Inté

13 março, 2008

Companhia!

Caríssimos, aproveito a oportunidade para vos comunicar uma pequena mudança neste blog!

A partir do dia de hoje, e a título de teste, este sítio conta com uma nova voz! É verdade, sucumbi de vez! Deixei-me levar... não aguentei a pressão!!! Estou-me a tornar num Batatinha & Companhia!!!!

Enfim... nada disso como é óbvio, trata-se apenas de mais um passo com vista a retratar o novo contexto em que se vive. Afinal, alargar o público-alvo deste espaço!

Deve ser do clima de Londres... fico assim!!!

10 março, 2008

E continua... bom tempo no canal!

Viva! Saudações desde o hemisfério sul... e mais a sul que isto começa a ser difícil!

Mais um dia de grandes caminhadas, desta feita sozinho! Pois, com o Steve a viajar ontem, o estrupício da Monique como sempre a preferir arranjar desculpas para andar sozinha, e com o Poly apenas a dever chegar quarta-feira próxima, eis que este foi um dia em que andei por onde quis e bem me apeteceu!
A partir do Hotel Emperador, fazendo quase toda a Avenida Libertador, zona essencialmente residencial mas de qualidade com muitos cafés e esplanadas debaixo de sol intenso, cheguei à entrada do parque da cidade e do Zoo de Buenos Aires. Isto parece curto assim escrito, mas neste momento já ia quase 1h30 de caminho!
Esta era a vista ao longo da extensa Libertador, uma das maiores vias de Buenos Aires, com um sem número de gente a caminhar ou a fazer jogging, andar de bicicleta ou com pic-nics à sombra! Mais uma cidade, que de facto, leva a melhor sobre Lisboa. Quanto mais tempo passo em Londres, mais falata me fazem estes espaços e mais sei apreciar! E Lisboa, não me satisfaz neste campo!

Depois de atravessar o parque todo, uma visita ao jardim botânico e uma merecida pausa à sombra, por uns meros 10 minutos... os pés começavam a dar sinal!
E assim continuei... rua acima, rua abaixo... obvio que não podia deixar de passar em mais um shopping, afinal nunca se sabe onde se vai encontrar a prenda ideal, ou a compra de ocasião... vale sempre a pensa dar uma olhada!


De seguida, mais uma caminhada e a passagem pelo monumento de tributo aos soldados argentinos mortos na guerra com Inglaterra sobre as Falkland... olhem que bonito fiquei na foto (vejam acima, com a bandeira Argentina em tamanho gigante!!). Tão fotogénico...
E prontos, alguns kms depois... sem exagero, não têm uma ideia... e sem sentir qualquer perigo ou ameaça, num ambiente sempre seguro e tranquilo em plena América do Sul... pouco faltava para acabar a jornada! Afinal, amanhã é dia de trabalho, ainda tinha de vos deixar estas linhas, e descansar claro, porque a vida não é só passear! Para terminar este post, deixo-vos uma ideia da diferença da Buenos Aires tradicional com uma Catedral a N.ª Sª da Guadalupe em pleno bairro de Palermo, em contraste com a mais nova zona da cidade, à entrada de Puerto Madero, onde os arranha-céus são famosos na cidade, dando abrigo a empresas como Microsoft, Sun Microsystems, IBM, e entre outras por aí fora!


Do 8 ao 80!
Até à próxima!

09 março, 2008

Ohh, me encanta!

Finalmente dias de sol, calor e muita caminhada nesta cidade!
Finalmente, a cidade parece-me de facto ter, um toque europeu!
Finalmente, não é só trabalho!
Com um dia destes e sendo o último do big boss em Buenos Aires, saímos os dois cedo do hotel -cedo, mas com devidos ajustes de fim-de-semana... 10h30... - tomámos um taxi para a ponta mais norte do bairro da moda, Palermo! Como dizem os locais, também conhecido por SoHo ou por Holywood. Muito comércio de rua, artistas e afins, mercados ao ar livre, cafés e esplanadas, muita gente acima de tudo, e claro, sempre sempre, colorido! Fomos andando, e embora o Steve tenha tido uns problemas nos pés e calcanhares e tenha estado a semana toda coxo, logo me disse "Ricardo, tu é que mandas, eu ando nem que a vaca tussa!" (não foi bem assim, mas seria um boa tradução do seu inglês bem americanizado!).
Depois de uma passagem em mais um dos principais shoppings de BA, eram por quase 14h decidimos ter uma experiência no underground argentino! Acho, mas não quero mentir, ser o mais antigo da América Latina. Algumas estações de pois saímos na Plaza de Mayo, albergando a sede do governo, bem no centro da confusão, e logo quando o comércio se começava a preparar para a tarde de sábado, momento alto da semana. Depois de uma refeição de bradar aos céus em plena Avenida Florida (uma pessoa procura simplificar, baixar os níveis de exigência, deixar os bistros luxuosos da classe alta e adaptar-se à cultura do povinho, e depois arrepende-se; como diria o Steve, conseguiu ir de mal a pior, desde o cherry oferta da casa como aperitivo, à empanada de entrada, para culminar numa bolognesa a correr água!!!), a mais famosa avenida pedonal da Argentina, foi a vez de umas comprinhas. Mais para o Steve, com os tradicionais souvenirs para a Sandy, a mulher, e as pequenas Alex e Shirley (se a memória não me falha!).

Esquerda: imagem da Av. Florida num sábado de tarde;
Direita: nada mais nada menos do que a camisola do Glorioso à venda em BA! Não vou mentir, era a única portuguesa presente... ao menos podem gozar que não é a principal... !
O Steve segurou na camisola para eu tirar a foto... eu sei que não o vêem, mas também, só por si, o facto de ser americano e ter passado os fifties, com certeza não teria um impacto positivo na foto!!!
E prontos, depois disto de regresso ao hotel, o Steve marchou passava das 19h, altura em que eu fui para o ginásio! Muito cansado é verdade, mas já que não havia noite fora, tratei de exercitar um pouco. E aí é que se dá o nome deste post!!! O ginásio - que nunca está cheio, na verdade o máximo que vi foi 3 pessoasl contando comigo mesmo - hoje, apenas estava com mais uma rapariga além de mim! E a certo ponto meteu conversa! Ah e tal, conversa para aqui, conversa para ali... donde vens, que fazes cá... quando a certo ponto se vira e me diz assim:
Mira Ricardo, me encanta como hablas el castellano!

lol... não faço mais comentários! Me quedo por aqui...

06 março, 2008

O primeiro FDS - parte II

Ainda não tinha terminado mas tive de desligar para sair do escritório! (Sim, eu sei que me desculpo que não gosto de "bloggar" no trabalho, mas se tivessem ideia da minha semana, percebiam que precisava de um pouco de relax!)

Sendo assim, tenho de dizer que me esqueci de mencionar que sexta por la noche saímos os 3. Fomos jantar a um restaurante/bar/club noite dentro, chamado Asia de Cuba! Comida de fusão, muito bom, grande ambiente. As reservas começaram somente às 21h30, e assim facilmente terminámos o jantar depois da meia-noite. Aí ficámos, até que já passava das 5h30 rumámos ao hotel para perecido descanso. Foi a despedida oficial de um dos meus colegas, o David, que teve de rumar de volta aos states Sábado à noite. Devo dizer, confesso, abusámos um pouco nos copos! Já não tenho idade para estas coisas! Muito menos cabeça! E o pior, é que é mesmo verdade!!!

E enfim, para terminar, Domingo! Aí sim, embora tenha ameaçado de manhã, o sol abriu e fez um daqueles bafos tropicais que valha deus, tudo ardia, mesmo em manga curta, o sol picava realmente! Andei bastante a pé, mais de duas horas seguidas, expandi um pouco o meu conhecimento do centro da cidade, passei por algumas das ruas tradicionalmente de comércio mais fino - sorte a minha que estavam fechadas muitas dela ao Domingo à tarde - e mais tarde, acabei por tomar um táxi e ir de volta ao mesmo shopping de Sábado, onde finalmente, acabei por fazer umas comprinhas! Nada de mais. A vantagem seria aproveitar os saldos de verão, coisa que não fiz. Por enquanto!!!

E foi assim... passou-se um fim-de-semana!

Beijinhos

O primeiro FDS em BA

Pois quem dizia "Ahh e tal, Argentina é que é... e no verão ainda por cima... sacana..."

engane-se!

O primeiro fim-de-semana (e eu sei que estamos a chegar ao segundo, mas ainda não tive qualquer tempo para voltar a escrever) começou da pior forma. Os planos eram muitos mas um sábado realmente tropical deitou por baixo um dia de tours na cidade. Afinal, a expectativa era de poder conhecer finalmente a cidade em geral. Ainda fomos almoçar a Puerto Madero - um misto de Docas e Expo cá do sitio, na realidade imaginem a Expo... nas Docas - comer claro está... MUITA carne! E já vou falar disto mais adiante. Almoçamos ao ar livre - mas coberto!! - e eram 3 minutos de chuva intensa, 3 minutos de sol... ora, para andar a pé na cidade, tornava-se perigoso! Assim, a tarde, essa, passámo-la num shopping! Sim, porque tal como o Brasil, também na Argentina se renderam aos shoppings... e é com estes países que nós nos podemos comparar! Não com outros que tais, do primeiro mundo! Enfim...

Quanto ao almoço, digo muita carne, pois é a expressão mais utilizada aqui! Sempre que perguntamos algo aos locais, a única palavra que sai é CARNE! MUITA CARNE! Para terem uma ideia, em geral falamos de pedaços de 300gr a 600gr! E, não haja dúvida, não sei as alimentam a ervas ou petróleo, mas lá que é de facto maravilhosa - a carne, digo! - lá isso é!